Profissionais

confirmaDOS

Mario Alejandro Silva

Argentina ​
Juri e oficinas

🎭 Mario Alejandro Silva
Coreografo, maestro, repositor e ensaísta de reconhecimento internacional.

Atualmente, atua como Coordenador Geral Artístico do Ballet Oficial do Parque del Conocimiento, em Posadas, Misiones.

🩰 Com uma sólida carreira nos palcos e na direção artística, Mario foi bailarino em importantes companhias como:
Teatro Colón
Ballet del Sur de Bahía Blanca
Ballet Estável do Teatro Argentino de La Plata
Miami City Ballet
New York City Ballet
Aterballetto (Itália)
Basel Ballet e Zurich Ballet (Suíça)
Ballet de Hannover (Alemanha)

Além disso, foi diretor do Ballet Estável do Teatro de La Plata, consolidando-se como uma referência na formação, criação e gestão artística na dança clássica e contemporânea.

Martha Laclau

argentina
Juri e oficinas

🎭 Martha Laclau

Bailarina profissional | Professora de Dança Clássica | Coordenadora de Ballet

Com mais de 20 anos dedicados ao ballet clássico, Martha iniciou sua formação aos 5 anos e, aos 13, já conquistava bolsas de estudos na Capital Federal e no exterior. Em 2001 tornou-se bailarina profissional e, em 2002, professora de danças clássicas.

🌍 Atuou em renomados palcos e integrou o Ballet Neoclásico de Buenos Aires, sob direção de Guido de Benedetti. Desde 2009, integra o Ballet Clássico do Parque del Conocimiento, onde brilhou como solista em papéis como Aurora (A Bela Adormecida), Odette (O Lago dos Cisnes) e Chopiniana.

Foi partenaire de Franco Cadelago em 2010 e ministra cursos de aperfeiçoamento em diversas regiões da Argentina e no sul do Brasil. Também foi convidada para lecionar na Itália e na Áustria.

Em 2021 e 2022, atuou como docente na Academia de Ballet de Moscou, além de coordenar projetos virtuais de alcance internacional como “La Danza nos Une” e “Latinoamérica en Movimiento”.

🎓 Em 2023, assumiu a coordenação do Ballet Clássico e Formação Acadêmica de Posadas, e hoje é Coordenadora Administrativa e de Produção do Ballet Clássico do Parque del Conocimiento, unindo sua sólida trajetória artística à gestão e produção cultural.

Fernando Lima

Brasil
Juri e oficinas

🎭 Fernando Lima
Diretor, professor e coreógrafo especializado em Jazz e Dança Contemporânea, é o fundador e diretor do Grupo de Dança Fernando Lima e do Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima.

Com forte atuação no cenário nacional, ministra workshops, desenvolve criações coreográficas e realiza pesquisas para espetáculos em todo o Sul do Brasil. Seu trabalho já foi amplamente reconhecido, sendo premiado em diversos festivais pelo país e contemplado em inúmeros editais de apoio à cultura e pela Lei de Mecenato de Joinville.

🌍 No cenário internacional, atuou como bailarino e assistente coreográfico na Moa Nunes Dance Company, em Luxemburgo, e ministrou aulas em escolas de dança locais. Também criou repertórios coreográficos para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e para a Cia Jovem.

🏆 Seus destaques no Festival de Dança de Joinville incluem:
Bicampeão na categoria Jazz Conjunto Sênior
Medalha de Ouro na 41ª edição do festival
• Indicação ao Prêmio de Melhor Coreógrafo

Com uma trajetória marcada pela excelência e inovação, Fernando Lima é uma referência na dança brasileira contemporânea.

Aluísio Gustavo

brasil
Juri e oficinas

🎭 Aluísio Gustavo 
Multiartista | Diretor de Arte | Professor de Dança | Pesquisador

Natural de Porto Alegre (RS), Aluísio dedica-se à dança desde 2004, construindo uma carreira sólida e versátil nas danças urbanas, dança contemporânea e estilo livre. Com uma atuação artística abrangente, é reconhecido como professor, bailarino, coreógrafo e diretor artístico.

🏆 Em sua trajetória competitiva, acumula títulos expressivos:
Tricampeão brasileiro
Heptacampeão sul-americano
Bicampeão mundial de dança

Representou o Brasil na Seleção Brasileira de Dança, levando seu talento para os mundiais em Portugal, México, Panamá, Argentina e, mais recentemente, Grécia (2025). Ao longo de sua carreira, conquistou 116 prêmios, com diversas colocações de primeiro lugar e reconhecimentos como melhor bailarino.

🎓 No campo acadêmico, Aluísio é autor do primeiro artigo sobre o ensino de danças urbanas no Brasil. Desenvolve pesquisas que exploram a relação entre corpo e mente, expressão corpórea, arte, cultura popular e aspectos da psique humana.

Atualmente, é diretor da Tríade Escola de Arte e estudante de Psicologia e Psicanálise em Porto Alegre, unindo arte, educação e ciência em uma jornada que inspira e transforma.

Emiliano Alejo Perviu Ortiz

argentina
Juri e espetáculo

Emiliano Alejo Perviu Ortiz – 31 anos
Posadas, Misiones – Argentina
Bailarino Clássico

Bailarino principal do Ballet del Parque del Conocimiento, iniciou sua formação em dança clássica aos 7 anos, no Instituto Bella Durmiente. Estudou com renomados mestres como Maximiliano Guerra, Gabriela Pucci e Marta Lértora, além de ter integrado o Ballet da Universidade Nacional de Cuyo.

Ao longo de sua carreira, destacou-se em papéis de solista e protagonista em obras como La Bayadera (Golden Idol), Spartacus, Don Quixote (Basilio), Giselle (Albrecht), O Lago dos Cisnes (Sigfrido), Paquita, O Corsário, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes.

Foi finalista na VKIBC (New York, 2015) e convidado como jurado do Festival del Mercosur em Iguazú. Atualmente, segue como primeiro bailarino, interpretando papéis clássicos e contemporâneos em produções de destaque na Argentina.

Valtair Vasconcelos

Brasil
Oficinas

Valtair Vasconcelos – “Profe Vavá”
Especialista em Danças Gaúchas, Danças de Salão e Recreativas
Rio Grande do Sul

Com início nos anos 80, Vavá construiu sua trajetória a partir das Danças Gaúchas, participando de festivais e formações no Uruguai e Argentina com grandes maestros. Especializado pela SPEI em Danças de Salão e Danças para o público 50+, atua com aulas presenciais e online em diversas cidades do RS.

É também especialista em Estimulação Cognitiva aplicada à Dança Sênior e há mais de 20 anos desenvolve o Curso de Danças Recreativas para a Melhor Idade, com foco em grupos com limitações. Coordena projetos como o de Sinop/MT, que atende mais de 400 pessoas pelo CRAS com danças adaptadas utilizando materiais alternativos.

Compositor de músicas próprias voltadas ao trabalho de musicalidade, criatividade e memorização, Vavá também atua como jurado em festivais de dança no Brasil, Argentina e Uruguai, sendo referência na inclusão e no desenvolvimento da dança recreativa e intergeracional.

Suellen Villar

argentina
Juri - espetáculo

Suellen Villar
Primeira Bailarina – Ballet Clássico

Natural de São Paulo, Suellen é formada pela Academia Ballet Paula Gasparini, onde recebeu diversos prêmios em competições, incluindo uma bolsa para o Le Jeune Ballet du Quebec (Canadá).

Em 2012 ingressou no Ballet del Parque del Conocimiento como solista, sendo promovida a Primeira Bailarina em 2013. No ano seguinte, recebeu o título de Primeira Bailarina do Cuballet, pelas mãos da maestra Laura Alonso.

Seus papéis de destaque incluem Odette/Odile (Lago dos Cisnes), Nikiya (La Bayadère), Kitri (Dom Quixote), Giselle (Giselle/Myrtha), Aurora (A Bela Adormecida), Paquita (Paquita), Hada de Azúcar (O Quebra-Nozes), entre outros grandes clássicos.

Michelle Barreto

brasil
juri e oficinas

🎭 Michelle Barreto
Bailarina, coreógrafa e professora de dança

Natural do Rio de Janeiro, Michelle é licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho e possui uma sólida trajetória nas artes cênicas e na dança. Atua como bailarina profissional desde os anos 2000, integrando a renomada Cia de Dança Carlinhos de Jesus desde 2009, com a qual participou de espetáculos em importantes palcos nacionais e internacionais.

Ao longo de sua carreira, se apresentou em eventos como o Rock in Rio (Las Vegas e Lisboa), Expo Shanghai, Rio+20, e em turnês com Diogo Nogueira na África e Europa, além de diversas participações em programas de TV e grandes eventos culturais.

Michelle também se destacou em projetos de entretenimento e formação, como os cruzeiros temáticos “Emoções com Roberto Carlos” e “Dançando a Bordo”, sendo presença constante entre 2012 e 2023. Como educadora, ministra workshops e palestras em todo o Brasil e no exterior, com atuações recentes na República Dominicana, Alemanha e diversos estados brasileiros.

Com experiência também em comissões de frente de escolas de samba do RJ e assistente coreográfica na Vila Isabel, Michelle alia técnica, carisma e versatilidade, consolidando-se como uma referência na dança brasileira.

Rodrigo Nascimento

brasil
juri e oficinas

🎭 Rodrigo Nascimento

Dançarino, professor, preparador corporal e coreógrafo. Trabalha com danças populares e danças urbanas.
Atualmente, faz parte do Show Brasileiro Ginga Tropical e integra a Cia de Dança Carlinhos de Jesus. Atua em shows, dá aulas e workshops.
Estudou dança no Centro de Dança Rio, Centro de Artes Nós da Dança (CAND) e na Casa de Dança Carlinhos de Jesus.

Algumas experiências profissionais:

  • Espetáculo Isto é Brasil com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo

  • Show Folclore Brasileiro Ginga Tropical

  • Ballet Show Diogo Nogueira

  • Ballet do programa Dancing Brasil

  • Videoclipes de Ivete Sangalo, Weslley Safadão, Ludmilla e Matue

  • Programa Som Brasil – especial Alexandre Pires

  • Ballet Rock in Rio

  • Ballet Criança Esperança

  • Diversas Comissões de Frente no Carnaval Carioca

Viagens:

  • Rock in Rio Las Vegas

  • Rock in Rio Lisboa

  • Bangkok, Tailândia – ANOC 2014

  • Expo Dubai 2021

  • África, Benin – Vodun Days 2025

IZABELA FORTES

brasil
Oficinas

Izabela – Bailarina Profissional
Atualmente integrante da companhia Ballet del Parque del Conocimiento, na Argentina, Izabela traz em sua bagagem uma formação internacional sólida e uma carreira marcada por grandes conquistas.

🩰 Formada pelo Ballet Vera Bublitz, Ballet Lenita Ruschel e pela Academia de Ballet de Moscou (Argentina), também se aperfeiçoou em instituições renomadas como:
• Seminário Internacional de Dança de Brasília
• American Academy of Ballet
• Ajkun Ballet Theatre
• Fundación Julio Bocca
• Bossov Ballet Theatre
• Oklahoma International Dance Festival

🌍 Com passagens por festivais de prestígio como o World Ballet Competition, YAGP e Tanzolymp, Izabela também atuou como freelancer em Nova Iorque, dançando com companhias como American Liberty Ballet, Neville Dance Theatre e American Swiss Ballet.

Recentemente, brilhou na turnê europeia da Etoile Ballet Gala, reforçando seu nome na cena internacional da dança.

Rolar para cima