professores

Ana Botafogo

Ana Botafogo, primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, ano que ingressou na importante companhia de dança brasileira após ser aprovada num concurso público, é dona de uma carreira repleta de conquistas importantes. Ana Botafogo iniciou seus estudos de ballet clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez. Suas performances no exterior incluem participações em festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, no espetáculo dirigido por Alicia Alonso, em Madrid (Espanha), realizado em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas. De volta ao Brasil no final da década de 70, a bailarina ainda muito jovem, foi nomeada Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981 juntou-se ao balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A São Paulo Companhia de Dança dedicou um dos documentários da série Figuras da Dança 2011 à ela. O texto biográfico de autoria de Vera Aragão, pode ser baixado aqui: http://www.spcd.com.br/folhetos_figuras_da_danca.php”

TRABALHOS

Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de todos as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ”Ana Botafogo In Concert” e ”Três Momentos do Amor”.Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ”Ana Botafogo In Concert” e ”Três Momentos do Amor”. Em 1995, na qualidade de ”étoille” convidada da Companhia de Opera Lodz (Polônia), interpretou o papel feminino do Ballet Zorba, O Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Ana dançou como artista convidada de importantes Companhias de Ballet, tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet (Inglaterra), Ballet Nacional de Cuba (Cuba), Ballet del Opera di Roma (Itália), entre outras. Entre seus partners internacionais estão os mais expressivos nomes da dança mundial como Fernando Bujones, Julio Bocca, David Wall, Desmond Kelly, Cyril Athanassof, Alexander Godunov, Richard Cragun, Jean-Yves Lormeau, Lazaro Carreño, Tetsuya Kumakawa, Yuri Klevtsov, José Manuel Carreño e Slawomir Wozniak. Mas suas sapatilhas conquistaram muito mais que calorosos aplausos ao redor do Brasil e do mundo. A bailarina foi presenteada pelo Governo dos Estados Unidos da América do Norte, por intermédio Comissão Fulbright e do Governo da Inglaterra, com bolsas de estudo para aperfeiçoamento da dança. Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ”Chevalier Dans L’Ordre des Arts et des Lettres” e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ana Botafogo é considerada, tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte. Com seu carisma, contagia seu público e inspira jovens bailarinas do país inteiro quando enche o palco com sua dança e magia.

Carlinhos de Jesus

Carlinhos de Jesus, pedagogo por formação, tornou-se sinônimo da dança de salão e referência nacional como dançarino, coreógrafo, diretor e professor, difundindo sua arte no Teatro, Cinema, TV, Carnaval e em grandes eventos nacionais e internacionais. Tem registrado para a posteridade depoimento de sua vida no MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO. Deixa livro sobre a sua vida intitulado “VEM DANÇAR COMIGO” lançado no Bienal do Livro em 2005, o DVD “APRENDA A DANÇAR COM CARLINHOS DE JESUS” e o documentário “THE BRAZILIAN” sobre a sua trajetória, que conta com a participação de grandes personalidades da cultura brasileira. É diretor artístico da Casa de Dança Carlinhos de Jesus desde 1987, foi pioneiro no ensino de dança de salão para pessoas com deficiência visual, física e pessoas com Sí ndrome de Down, além de ter atuado como técnico de dança da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), para as Paraolimpíadas de Sidney – Austrália em 2000. Várias vezes premiado por seus trabalhos e performances, recebeu em 2016 a COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL BRASILEIRO, oferecido pelo Ministério da Cultura e em 01 de dezembro de 2021 tornou-se MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CULTURA – ocupando a CADEIRA 47. Desde 1995 trabalha no Carnaval brasileiro como Diretor de Arte e Coreógrafo. Criou coreografias inesquecíveis e premiadas para as Comissões de Frente de grandes Escolas de Samba do Rio de Janeiro, como Mangueira, Beija Flor, Portela e União da Ilha do Governador. Já recebeu 8 vezes o prêmio Estandarte de Ouro, do Jornal O Globo, e foi jurado da premiação nos anos de 2012 e 2016.

Também ganhou 5 Tamborins de Ouro, do Jornal O Dia. Ainda no Carnaval, realizou matérias jornalísticas para a TV Globo na Sapucaí e nas quadras das escolas de samba. Em 2022 estreia como coreografo de comissão de Frente em SÃO PAULO, na Escola de Samba FACULDADE DO SAMBA BARROCA ZONA SUL. Com a Cia da Dança Carlinhos de Jesus montou os espetáculos: AQUARELAS; PÉ NA ESTRADA, onde faz uma retrospectiva de sua carreira, e ISTO É BRASIL, encenado de 2004 a 2019 em parceria com a bailarina clássica Ana Botafogo, alcançando um público de mais de 200 mil pessoas em todo Brasil. Em 2012 foi responsável pela coreografia da Cerimônia de Abertura da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, no HSBC Arena (Rio de Janeiro); em 2013 foi assistente de direção de palco e coreografo na Festa de Abertura da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – Rio de Jane iro – RJ; em 2014 foi responsável pela coreografia e assistente de direção da festa da VI CUPULA BRICS – Fortaleza – CE; em 2015 e 2016 participou nos ROCK IN RIO LAS VEGAS – USA E LISBOA – Portugal com Eventos na Rock Street Brasil; em 2016 foi coreografo de segmento na festa de abertura dos JOGOS OLIMPICOS no Rio de Janeiro – RJ. Carlinhos tem destaque também no Teatro com participações especiais e coreografias para espetáculos de grande sucesso como 6 Aulas de Dança em 6 Semanas, O Baile, Estrela Dalva e Marília Pêra Canta Carmen Miranda, contracenando com a diva do teatro brasileiro Marília Pêra. No Cinema, participou de Orquídea Selvagem, Ópera do Malandro, Luar Sobre Parador, Navalha na Carne, entre outros. Na TV participa desde a 1ª Edição do quadro DANÇA DOS FAMOSOS – Domingão do Faustão e agora Domi ngão com Huck – Rede Globo de Televisão, como jurado técnico. Participa de campanhas de publicidade de cunho social, como a do INCA para Doação de Sangue desde 2006, e ministra palestras, workshops e conferências em encontros e convenções de treinamento de instituições.

GIOVANA E RAFAEL

Em 2016 Giovana e Rafael firmaram parceria e desde então vêm se aperfeiçoando nos ritmos latinos, bachata e salsa, participando de workshops e competições nacionais e internacionais e obtendo ótimas colocações, sendo os atuais campeões brasileiros de bachata pelo campeonato Dance Open Brasil em 2022.

Atualmente ministram aulas de bachata e salsa, trabalham com intensivos e workshops, em diferentes escolas na cidade de São Paulo  relacionados à salsa e bachata pelo Brasil Participam também como jurados e ministram oficinas em vários festivais de dança.

Na trajetória de Giovana e Rafael inclui vivencias em vários estilos de dança, entre eles, danças urbanas e jazz, passando posteriormente para a área de dança de salão, mais especificamente salsa, zouk e bachata.

Os Dançarinos Rafael e Giovana estarão substituindo Robinson e Larissa, devido aos mesmos estarem morando nos EUA .
LÚCIA BRUNELLI

Atua na área artística, na gestão e na docência, como pesquisadora, consultora, palestrante e docente. Desenvolve estudos e pesquisas na área do Folclore e Cultura Popular, com ênfase na dança. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS e Mestre em Educação- Estudos Culturais pela ULBRA, além de cursos de Extensão e qualificação em diversos segmentos culturais. Foi Coordenadora Técnica do Instituto de Folclore/RS, Assessora da Secretaria de Cultura do RS, criadora e integrante da direção do Centro de Formatividade em Dança, gestora de projetos culturais e artísticos junto à iniciativa privada e esfera pública, tem articulação com estudiosos no campo das manifestações populares brasileiras e viajou por muitos países pesquisando, in loco, a arte popular e tradicional dos povos. Atuou como bailarina e corpo diretivo de Terra Cia. de Dança do RGSul. Participou como bailarina, coreógrafa e diretora artística de diversos grupos de dança do Estado, tendo trabalhos coreográficos premiados em festivais e eventos mais importantes da área. Integrou o elenco do Conjunto de Folclore no Festival Internacional de Nova Prata- Internacional “Os Gaúchos”, como bailarina e assistente da direção artística por mais de vinte anos, tendo viajado com este grupo em turnês internacionais e participado de eventos em todo o Brasil e exterior. Ministra cursos, oficinas e palestras em outros Estados e realiza registros sobre as danças populares brasileiras.

 Atuou como consultora em projetos culturais no segmento de Turismo do Sebrae/RS e Nacional, tendo sido gestora em projetos regionais. É coreógrafa do Bailado Gaúcho- Folclore, Arte e Danças, realizador do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata/RS, diretora artística e coreógrafa do Grupo Folclórico Monte Pollino da Sociedade Italiana do RGSul, e do CTG Aldeia dos Anjos, campeão estadual de danças tradicionais gaúchas com 11 títulos, no RGSul, e o mais premiado grupo de danças gaúchas em festivais pelo mundo. Participou da comissão avaliadora do Prêmio Açorianos Dança por 6 edições e do Festival de Dança de Joinville anos de 2010, 2011e 2012. É docente do curso de Pós Graduação em Dança da UFRGS /RS; foi docente do curso de Especialização e Dança da PUC/RS e do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA, desde 2005, onde foi Coordenadora de 2010 a 2017. Em 2006 recebeu o Prêmio”Distinzione Comunità Italiana”, da ACIRS- Associazione Culturale Italiana del Rio Grande do Sul. Em 2015, participou do Festival- Mandorlo in Fiore, em Agrigento, Sicília, na Itália, onde o grupo Aldeia dos Anjos sagrou-se campeão. No mesmo ano, recebeu a Medalha Dante de Laytano, da Comissão Gaúcha de Folclore, pelos relevantes serviços prestados para a pesquisa e preservação em defesa das manifestações culturais do Rio Grande do Sul.  Em 2016 foi coreógrafa homenageada do CTG Aldeia dos Anjos, pelo conjunto da obra. Em 2016, prêmio de Melhor Coreografia no ENART- Encontro Gaúcho de Arte e Tradição-, com “A Luz do Bailar”e terceiro lugar com “Mestre, Espelho da Dança”. Ainda nesse ano de 2016, recebeu a Medalha Mérito Cultural Profe. Lilian Argentina, outorgada pela Comissão Gaúcha de Folclore, em reconhecimento ao destacado trabalho com os fazeres culturais do Rio Grande do Sul. Em 2017 foi Mestre homenageada no Iº ENSENA, Encontro Nacional de Coreógrafos,  foi Presidente de Honra e coreógrafa  homenageada RGS, 13ª edição, e recebeu como homenagem, no mês de dezembro, Voto de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal de Nova Prata, pelo trabalho realizado ao longo de 25 anos. Também nesse ano coreografou a peça “Aventuras e Desventuras de Pinoquio” para a Cia De Atores Independentes de Gravataí. Participou do 2017 Cheonan World Dance Festival, na Coréia do Sul, , onde o grupo Aldeia dos Anjos sagrou-se campeão e ainda recebeu mais uma premiação de quarto lugar em coreografia na Street Dance Parade. Em novembro do mesmo ano, recebe homenagem da Sociedade Italiana do RGSul, através do Grupo Monte Pollino, pelo trabalho dedicado como Diretora Artística e Coreógrafa ao longo de 35 anos. Em 2017, prêmio de segundo lugar em coreografia no ENART, com a obra “Ancestrais”. Em 2017 participa da Comissão Avaliadora do Prêmio Açorianos para a Dança, categoria especial de Espetáculo Revelação. Em 2018 participou, como curadora, professora e avaliadora do 1º Dança Guaporé. Em 2018 foi curadora do evento Invernada Farroupilha realizado em Porto Alegre com a participação de 12 grupos de danças tradicionais. Em janeiro de 2019 participou do Festival de Folclore Internacional em Iquique- Chile, com o grupo Bailado Gaúcho, Folclore, Arte e Dança, apresentando danças brasileiras. Em 2019 passa a integrar a equipe cênica do Parque Acqua Lokos, no litoral gaúcho, desenvolvendo montagens coreográficas e participando do Núcleo de Criação. Em março de 2019 participou do trabalho, junto à direção artística do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, na montagem do espetáculo“1959”, pelos 60 anos de atividades. Em abril de 2019 participou do World Folk Dance em Mallorca- Espanha, com o grupo Aldeia dos Anjos, que sagrou-se vice campeão. Em abril 2019 recebeu o Prêmio Açorianos Dança/ Folclore e Danças Étnicas, da Secretaria da Cultura de Porto Alegre- SMC/Centro de Dança. Em junho de 2019, realizou, como Diretora e Coreógrafa, o espetáculo Aldeia pelo Mundo, no Teatro São Pedro em POA. Setembro 2019 participou da realização do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata junto ao Bailado Gaúcho, em sua 15º Edição, pela primeira vez integrando o circuito de competições da FIDAF – Federação Internacional dos Festivais de Folclore. Novembro 2019: participou do Enart com o Aldeia dos Anjos. Dez 2019: Espetáculo 1959, comemorando os 60 anos do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, em Porto Alegre, no Teatro da Reitoria Ufrgs. Dez 2019: coreografa o espetáculo Beira de Rio, Beira de Mar, do Bailado Gaúcho em Nova Prata. Fev 2020: assume a Direção Artística do grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos. Mar 2020- A partir dessa data,participou de de 26 Lives, programas , palestras on line sobre Dança e Folclore em geral. Dez 2020- Avaliadora do Dança Guaporé – versão on line. Dez 2020 – Realização do 16° Festival Internacional de Folclore de NPrata – versão on line. Mar 2021- Eleita para integrar a Direção da Comissão Gaúcha de Folclore –CGF. 2022- Diretora Artística e coreógrafa do CTG Aldeia dos Anjos. Diretora Artística e coreógrafa do Bailado Gaúcho de Nova Prata, que realizará o Festival Internacional de Folclore, em set 2022, presencial. Diretora Artística e coreógrafa do Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”, tendo realizado o espetáculo do Dia da Dança no Teatro Renascença, a convite da SMCultura. Participação no espetáculo cênico: do Cipreste ao Piratini em março, frente ao Palácio Piratini. Abril 2022: Semana de POA – 250 anos. Espetáculo do CFI Os Gaúchos na Redenção. Maio 2022: Campeã da Reculuta em Passo Fundo, com o Aldeia dos Anjos. Jul 2022: 3 apresentações no Festival Internacional de Nova Petrópolis, a convite da Organização. Jul, 26: Espetáculo Aldeia pelo Mundo, no Teatro do SESC /Gravataí.

MICHELLE BARRETO

Formada em Educação Física Universidade Gama Filho (RJ), bailarina, professora de dança em várias escolas do Rio de Janeiro, integrante da Cia de Dança Carlinhos de Jesus desde 2009; partner de Carlinhos de Jesus, em vários eventos pelo Brasil e exterior. Participou de congressos, encontros, workshops, palestras, filmes, documentários e em programas de televisão, entre eles:

– Filme “Noel o poeta da Vila” (2006), dirigido por Ricardo van Steen

– D – Clip “Carolina” do cantor Seu Jorge

– Documentário “Brasileirinho” (2005), dirigido por Mika Kaurismaki

– DVD do cantor Dudu Nobre “Ao Vivo” (2004)

– DVD do Cantor Diogo Nogueira, “Sou Eu” (2011)

– Lançamento no Cd “Mais Amor”, Diogo Nogueira (2013)

– Expo Shangai 2010(United nations conference on sustenable development) Shangai 

-Arnold Classic Brasil 2013

– Abril a pista de dança 2013

– Sampa Dança

– Evento Agro Brasil, participação de Pelé Rio + 20, show para os chefes de Estado

 

 

– 20 anos do congresso Educar Educador(SP)- como parceira do dançarino Carlinhos de Jesus 

– Baila Floripa 2013

– Paulinia ao Vivo

– Dança Bagé 

– Apresentação e Jurada no V ENCONTRO ESTADUAL DE DANÇA DE IJUÍ /RS (2019)

– Comissões de frente: Beija Flor de Nilópolis (2011) // Império Serrano (2012) //Estação Primeira de Mangueira (2014 / 2015) // Portela (2020)

– Assistente coreográfica da Comissão de Frente da Escola de Samba Vila Isabel (2013 

— Temporada do Espetáculo ISTO É BRASIL no Teatro Net Rio, Net São Paulo, Teatro Rival e Centro Cultural João Nogueira com a

Cia de Dança Carlinhos de Jesus e a participação da bailarina Ana Botafogo (2012 a 2019) 

– Entretenimento no CRUZEIRO EMOÇÕES COM ROBERTO CARLOS (2013 a 2019)

– Entretenimento no CRUZEIRO DANÇANDO A BORDO, Costa Cruzeiros (2012/ 2022)

– Viagens à Angola e Guiné Equatorial com o Cantor Diogo Nogueira

– Viagem à Alemanha auxiliando aulas na academia Reunion, Neubiberg(Munchen) Show de Abertura do EVENTO ANOC

– Bangkok – Tailândia – 2014;

-Shows para ROCK IN RIO – Las Vegas – USA (2015) e Lisboa – Portugal (2016)

-Participação no Seminário HACIA DONDE VA EL CARNAVAL DOMINICANA no período de 14 a 19/11/2018 nas cidades de

Santo Domingo, Distrito Nacional, Santiago, Azua e San Pedro de Macoris – Republica Dominicana

(Evento realizado pelo MINISTÉRIO PARA LA IDENTIDADE CULTURAL Y CIUDADANIA DA REPUBLICA DOMINICANA)

-Participação no Forum Extraordinário UNDIME (União Nacional Dos Dirigentes Municipais De Educação) nas cidades: Fortaleza- Ce,

Jucas – Ce, João Pessoa- Pb, São Luís – Ma, Raimundo Nonato – Pi = (2022)

-Participação na Gravação do DVD do FESTIVAL BTR (Brasil De Todos Os Ritmos) – Vitória – ES

-Participação no Workshop “WE SPEAK DANCE-RIO” – (2022)

Fernando Lima

Fernando Lima Professor, coreógrafo e bailarino, atua nas modalidades jazz e dança contemporânea diretor do Grupo de dança Fernando Lima e proprietário do Centro de dança e pesquisa Fernando Lima.

Ministra workshops e trabalha na criação e pesquisas de espetáculos em todo sul do brasil. Premiado em diversos eventos no país tendo trabalho reconhecido pela classe artística. Contemplado inúmeras vezes nos editais de apoio às artes e lei de Mecenato na cidade de Joinville.

Atuou como bailarino e assistente coreográfico na Moa Nunes dance Company na cidade de Luxemburgo, ministrou aulas em escolas de dança de Luxemburgo e Bruxelas (Bélgica). Criou também repertório para a Escola do teatro Bolshoi no Brasil e Cia Jovem.

Os dançarinos Rafael e Giovana estarão substituindo Robinson e Larissa, devido aos mesmos estarem morando nos EUA .
Angelo Gimenez

2008- Iniciou seu estudos em ballet classico em Buenos Aires – Argentina.

2012– Passa a estudar na Fundação Julio Boca – Buenos Aires – AR.

2013- Aprovado na Pre- seleção para a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil.

2017 – Formado pela Escola do Teatro Bolshoi do Brasil. Em ballet clássico e dança contemporânea. – Joinville – Brasil .

2019 – Contratado pelo Ballet Clássico Del Parque del Conocimiento – Posadas – Argentina

Participou de ballets como: Lago dos Cisnes, Don Quixote, Quebra nozes, Chopiniana, Noite de Walpurgis, entre vários outros.
Em dança contemporânea realizou coreografias de diversos renomados coreógrafos brasileiros, como Amarildo Cassiano, Luis Fernando Bongiovani, entre outros.

JADIEL APRIGIO DA SILVA
Formações artísticas
2006 – 2014: Nucleo de Dança Karen Kihara
Formação Método Royal(Britânico)
2015 – 2017: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Formação Método Vaganova(Russo)
2018–Bailarino solista coadjuvante na companhia paulista de dança
2019–2022 – Professor e Coreógrafo Movimento centro de dança
PROFESSORES RENOMADOS
Dmitry Afanasiev (RU) / Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Denys Nevidomyy (RU) / Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Amarildo Cassiano (BR) / Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Maikon Golini (BR) / Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
 Vasiliev
a – Amarildo Cassiano
EXPERIENCIA
Solista na CIA Paulista de dança Monitor no Programa de Aprimoramento Didático na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil Curso de verão no Miami City Ballet Exame final na Escola Bolshoi com presença avaliativa de Vladimir Vasiliev 

REPERTOIRE

Seguidilla; Toureiros

 – Don Quixote Valsa das Flores; Variação masculina de Quebra nozes; Grosvater 

– O Quebra Nozes Albrecht 

– Giselle Czardas; Mazurka; Galop; Pas De Quatre; Variação Jean De Brienne Act I 

– Raymonda Variação masculina do ballet Paquita Variação masculina de Harlequinade  Variação masculina do ballet A bela adormecida Act III  Pas de Deux Tchaikovsky Elixir Glass

– Philippe Trehet Jurei por amor um dia te encontrar – Casi Abrantes

Aluísio Gustavo

Brasiliano, natural de Porto Alegre – RS. Aluísio é estudioso das Danças Urbanas e Estilo Livre, desde 2005. Atuando na área artística como professor, bailarino, coreografo e diretor artístico.
Escreveu o primeiro artigo sobre o Ensino das Danças Urbanas, publicado no livro Escritos da Dança II. Assim como todo trabalho informativo que desenvolve na plataforma digital YouTube sobre arte, dança, cultura e estilo de vida, que já somam mais de um milhão de visualizações.
Participou de companhias de dança, espetáculos e festivais nacionais/internacionais, premiado na grande maioria como primeiro lugar e melhor bailarino do festival, totalizando 54 prêmios individuais até o momento.
Pesquisa diferentes manifestações do corpo e mente, através da expressão corpórea, arte e cultura popular. Atualmente é diretor da Tríade Escola de Arte e estudante de Psicologia na capital.

Design sem nome (87)
Valtair Vasconcelos

Natural de São Sepe, residindo atualmente em Santa Maria
Atua como Professor de Danças desde 1980
Especializado em Danças de Salão
Desenvolveu o Projeto Dança como Terapia desde 1995
Especializado em Recreação pela Associação Brasileira de Recreadores
Atualmente atende a Grupos de Organizados em Restinga Seca, Mata, Santa Maria e Dilermando de Aguiar com alunos de 4 a 80 anos de idade

Rolar para cima